de youtubers a podcasters, de streamers a instagrammers.
"O influenciador é uma nova figura que muda tão rapidamente quanto o mundo da mídia. Os criadores podem ser artistas e empreendedores, atletas e divulgadores, mas são sempre profissionais, capazes de produzir valor através de habilidades e ferramentas. E como profissionais, em um mercado ainda não regulamentado, o que faltou até agora é exatamente uma realidade que protegesse seus direitos e interesses", explicou Ierussi, fundador e presidente da associação.
O marketing de influenciadores é uma indústria em rápido crescimento, que já vale 14 bilhões de euros em todo o mundo, um valor que triplicou em apenas cinco anos. Também na Itália, o mercado está evoluindo rapidamente, registrando um crescimento de 15% em 2021 em relação ao ano anterior, segundo a elaboração do DeRev Lab.
De acordo com os dados apresentados no relatório "Brand & Marketer", do Observatório Nacional de Marketing de Influenciadores (Onim), mais de 50% das empresas italianas ativaram campanhas de marketing de influenciadores em 2021. Ou seja, mais da metade das empresas aposta na capacidade desses profissionais influenciarem o comportamento de compra de seus seguidores.
"Com o seu nascimento, pela primeira vez na Itália os criadores foram representados por uma associação sindical, testemunhando o crescente reconhecimento do seu profissionalismo e do seu papel no mundo da comunicação e do marketing", finaliza a nota oficial.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA