O presidente da Itália, Sergio Mattarella, iniciará as consultas com os partidos políticos para a formação do novo governo nesta quinta-feira (20), a partir das 10h (horário local).
Segundo o calendário das consultas, o chefe de Estado receberá os presidentes do Senado da Itália, Ignazio La Russa, e da Câmara, Lorenzo Fontana, às 10h e 11h, respectivamente.
Antes disso, Mattarella telefonará para o presidente emérito da República, senador Giorgio Napolitano.
No primeiro dia das consultas, procedimento que faz parte dos protocolos após uma eleição parlamentar e serve para o mandatário decidir quem indicar para o cargo de primeiro-ministro, o líder italiano também receberá representantes do grupo misto do Senado e da Câmara dos Deputados, da "Aliança Verde e Esquerda", e da legenda de centro Ação.
Além disso, parlamentares do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e do Partido Democrático (PD) serão ouvidos por Mattarella às 18h e 19h, respectivamente.
Já na sexta-feira (21), as consultas serão realizadas a partir das 10h30 (horário local) com delegações da coalizão vencedora das eleições de 25 de setembro, que inclui o partido de extrema direita "Irmãos da Itália" (FdI), da deputada Giorgia Meloni, o ultranacionalista Liga, de Matteo Salvini, e o conservador Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, e outras siglas menores.
O processo de consultas deve culminar na nomeação de Meloni como premiê da Itália. A expectativa é que a deputada inicie seu governo ainda em outubro.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA