O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, parabenizou neste sábado (22) a nova premiê da Itália, Giorgia Meloni, e enfatizou que a formação de seu governo representa "um grande dia".
"Parabéns Giorgia Meloni pela formação do seu governo! É um grande dia para a direita europeia!", escreveu o premiê húngaro no Twitter.
Logo após a vitória da coalizão de direita, que reúne Irmãos da Itália (FdI), a Liga, de Matteo Salvini, e Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, nas eleições parlamentares de 25 de setembro, Orbán já havia dito que está ansioso para uma futura colaboração com o novo governo italiano.
A ascensão de Meloni ao poder é considerada uma forma de dar a Orbán algum apoio internacional no momento que ele se distanciou da Polônia e de outros parceiros europeus devido à sua posição favorável a Moscou em relação à guerra na Ucrânia.
A imprensa húngara tem destacado, inclusive, a harmonia e amizade entre Meloni e Orbán há anos, principalmente em questões polêmicas, como a imigração e a defesa da soberania dos Estados.
Além do húngaro, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, parabenizou a italiana. "Parabéns a Giorgia Meloni, que acaba de tomar posse como a primeira presidente do Conselho mulher na Itália. Estou ansioso para trabalhar juntos na Otan e na UE e fortalecer os laços fortes entre nossos países".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA