A geleira da Marmolada, no extremo-norte da Itália, será reaberta depois de quatro meses do desabamento de um bloco de gelo, que deixou 11 mortos em julho passado.
A ordem que proíbe o acesso da montanha na fronteira entre Trentino e Vêneto será revogada até a próxima sexta-feira (18), informou à ANSA o gerente geral do Departamento de Defesa Civil, Florestas e Vida Selvagem da província autônoma de Trento, Raffaele De Col.
Com a medida, que conterá uma série de alertas relativos à segurança, voltará a ser permitida a retomada do esqui na Marmolada.
"A temporada de esqui de inverno abre com alguns requisitos. O que aconteceu neste verão é algo novo, mas a área sempre foi incluída em áreas de risco de avalanches. Portanto, a portaria mencionará o perigo, especialmente nas áreas adjacentes às pistas de esqui, e a responsabilidade dos gerentes", explicou De Col.
A geleira da Marmolada, montanha de maior altitude nas Dolomitas, com 3.343 metros, vem sofrendo neste ano com uma das piores secas das últimas décadas no país, resultando em drásticas reduções na cobertura nevosa dos glaciares.
No dia 3 de julho, um desabamento de parte da montanha de maior altitude das Dolomitas, provocado pela intensa onda de calor que atingiu a Itália na ocasião, deixou 11 mortos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA