A premiê da Itália, Giorgia Meloni, participou nesta quinta-feira (24) de um evento com o prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, e garantiu que está "orgulhosamente" ao lado da Ucrânia.
"Lamento que minha presença tenha interrompido um debate fundamental sobre a agressão russa contra a Ucrânia", disse a primeira-ministra em um discurso em vídeo na assembleia da Associação Nacional dos Municípios Italianos (Anci), em Bergamo.
"Gostaria de mandar um abraço ao prefeito de Lviv. O governo italiano continuará apoiando orgulhosamente a causa ucraniana", acrescentou Meloni, dirigindo-se a Sadovyi, que foi à Itália para o evento da Anci.
A premiê também aceitou um convite do prefeito para visitar Lviv quando for à Ucrânia. "Já falei com [o presidente] Zelensky e com certeza irei a Lviv para tomar um café", disse.
Embora a extrema direita europeia seja mais alinhada ao regime de Vladimir Putin, Meloni tem mostrado apoio incondicional à Ucrânia desde quando ainda estava na oposição e diz que a Rússia é a única culpada pela guerra.
Lviv é a metrópole mais ocidental e pró-Europa da Ucrânia e vem sendo relativamente poupada no conflito, mas também sofre com os efeitos dos ataques russos a redes de distribuição de energia.
"Se cada cidade italiana pudesse comprar um gerador já seria de grande ajuda", afirmou Sadovyi na assembleia da Anci. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA