(ANSA) - A Itália iniciou 2023 disponibilizando um apoio financeiro ao setor alimentar cubano, que já ativou novos contratos para a importação de ferramentas e equipamentos agrícolas no valor de 2,4 milhões de euros.
As contratações feitas no início de dezembro passado fazem parte da chamada iniciativa "HAB.AMA", de capital cubano, que integra uma ampla colaboração italiana.
A apresentação aconteceu no início do mês passado em uma cerimônia que contou com a presença do embaixador da Itália em Cuba, Roberto Vellano, e do diretor da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), em Havana, Antonio Festa.
Na ocasião, foi explicado que o projeto busca aumentar a produção local e o acesso a alimentos saudáveis e diversificados em cinco municípios da capital cubana, que conta com cerca de 2 milhões de habitantes.
Desta forma, foram fortalecidas as capacidades locais de produção, transformação e conservação de alimentos, programa prioritário nos planos de desenvolvimento de Cuba neste novo ano.
Outro detalhe da cooperação italiana divulgada hoje (6) pela quinta edição da publicação da AICS, entidade financiadora do programa, é que ela é realizada em conjunto com o Instituto de Pesquisa em Fruticultura Tropical (IIFT), pertencente ao Grupo Empresarial Agrícola (GAG), ambos cubanos. Além disso, a iniciativa conta com a participação do Ministério da Agricultura e do Ministério da Indústria Alimentar da ilha.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA