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Milão vai reduzir limite de velocidade para 30 km/h em 2024

Milão vai reduzir limite de velocidade para 30 km/h em 2024

Medida vai valer para todas as vias da capital da Lombardia

MILÃO, 10 janeiro 2023, 18:46

Redação ANSA

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Objetivo da cidade é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

(ANSA) - A Câmara Municipal de Milão, na Itália, aprovou nesta terça-feira (10) uma medida que reduz para 30 quilômetros por hora o limite de velocidade para carros nas ruas da cidade.

Com a decisão, a capital da região da Lombardia se transformará a partir de 2024 na chamada "Cidade 30", o que representa uma revolução na mobilidade de Milão. Na Itália, apenas Bolonha havia iniciado o processo para reduzir o limite de velocidade.

O objetivo das autoridades milanesas é tentar reduzir a quantidade de acidentes automobilísticos e também diminuir o número de mortes no trânsito.

"O impacto entre um carro que circula a 50 km/h e um pedestre ou ciclista é quase sempre fatal. Já um impacto a 30 km/h quase nunca é letal e oferece ampla garantia sobre a menor gravidade das consequências", explicou no tribunal o vereador Marco Mazzei, primeiro signatário do documento.

O Palazzo Marino informou que será criado um fundo especial para sensibilizar o público e comunicar os cidadãos sobre a alteração do limite de velocidade das vias do município.

De acordo com os primeiros resultados obtidos por Paris e Bruxelas, cidades que já colocaram em prática essa ação, a quantidade de mortos e feridos por acidentes de carro caíram quase pela metade. O Instituto Nacional de Estatística (Istat), por sua vez, informou que mais de 70% dos acidentes automobilísticos em solo italiano ocorrem por excesso de velocidade.

A secretária de Mobilidade de Milão, Arianna Censi, concedeu seu parecer positivo ao documento e destacou que essa é uma estratégia já usada por diversas cidades europeias.

O governador da Lombardia, Attilio Fontana, afirmou que somente algumas ruas deveriam ser limitadas a 30 km/h, principalmente em áreas com escolas e hospitais. "No resto da cidade, acho que o limite de 50 km/h poderia ser mais útil para evitar o risco de bloquear o tráfego", concluiu.
   

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