(ANSA) - A Comissão Europeia abriu espaço para as empresas europeias interessadas em unir forças para as compras conjuntas de gás natural, no âmbito do projeto AggregateEU. As interessadas poderão indicar os volumes que têm necessidade até o dia 2 de maio e, até o momento, mais de 75 se inscreveram na plataforma.
A ideia é fechar os primeiros acordos antes do início do verão europeu, que começa em 21 de junho.
O novo passo para a compra do gás, destaca a Comissão Europeia, "é uma pedra angular para a UE se preparar para o próximo inverno, preenchendo os estoques de gás de maneira coordenada e rápida, utilizando seu poder de mercado coletivo para negociar melhores preços com fornecedores internacionais".
Uma vez que o mecanismo AggregateEU conseguir unir a demanda coletiva com as ofertas dos produtores, as empresas poderão iniciar as tratativas sobre os termos contratuais de maneira independente. Bruxelas não terá nenhum papel nessas negociações.
Após a primeira concorrência, a Comissão prevê lançar novas disputas de maneira regular, a cada dois meses, ao longo do próximo ano. Entre as empresas interessadas em tomar parte do procedimento total as compras, 11 estão prontas para agirem como "compradores centrais", negociando os contratos com outras sociedades menores por sua conta.
A operação, de maneira total, deve levar ao objetivo dos 27 Estados-membros de garantir ao menos 15% dos estoques, equivalente a 13,5 bilhões de metros cúbicos de gás por ano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA