(ANSA) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta segunda-feira (15) aos governos europeus pela acolhida dos últimos dias durante suas viagens internacionais.
"Itália, Alemanha, França, Reino Unido. Voltamos para casa com novos pacotes de defesa. Mais armas novas e potentes na primeira linha, mais proteção para nosso povo do terror russo, mais apoio político. Em todos os encontros discutimos nossa fórmula de paz e agora há mais disponibilidade por parte dos nossos parceiros em segui-la", afirmou.
O mandatário ainda ressaltou que os aliados "dão mais apoio para a nossa adesão à União Europeia e mais compreensão sobre o fato de que a adesão da Ucrânia à Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] seja inevitável".
Durante o vídeo, o líder ucraniano disse ter tido "boas conversas" com os premiês que encontrou, a italiana Giorgia Meloni, o britânico Rishi Sunak e o alemão Olaf Scholz, além do presidente francês, Emmanuel Macron, e o papa Francisco.
Sobre a Itália, Zelensky agradeceu "pela ajuda em proteger o nosso povo e os nossos céus e em preparar a completa reconstrução da Ucrânia depois das hostilidades". A referência é sobre o fato de Roma estar fazendo diversas iniciativas para ajudar a reconstruir a infraestrutura do país, duramente afetada por ataques russos.
Já sobre o encontro com o líder da Igreja Católica, o chefe de Estado disse que ele foi "bastante encorajador". Há meses, o Vaticano vem tentando intermediar conversas de paz entre russos e ucranianos.
Desde o último sábado (13), Zelensky passou por Roma, Vaticano, Berlim, Paris e Londres.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA