(ANSA) - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o mandatário da Argentina, Alberto Fernández, assinaram nesta terça-feira (13) um memorando de entendimento para uma parceria sobre matérias-primas.
Em linha com a estratégia do programa de investimento europeu Global Gateway, a parceria tem como objetivo assegurar o desenvolvimento de um abastecimento seguro e sustentável de matérias-primas necessárias para a energia limpa e a transição digital.
Além disso, o memorando pretende desenvolver uma indústria sustentável de matérias-primas e a criação de valor agregado local, empregos de qualidade e crescimento econômico inclusivo, em benefício de ambas as partes.
"A parceria entre a União Europeia e a Argentina para o desenvolvimento de cadeias dos valores sustentáveis das matérias-primas é um grande passo em frente para as ambições climáticas da UE e para a Argentina como um ator global chave na transição de energia limpa", declarou Von der Leyen, ao comentar a parceria.
Em particular, a líder da Comissão Europeia ressaltou a importância do lítio - da qual a Argentina é muito rica - , lembrando como "é crucial para a transição para a energia limpa", e estimando que a demanda crescerá exponencialmente, "12 vezes mais do que atualmente é para 2030".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA