A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu nesta sexta-feira (20) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir sobre as prioridades da nova legislatura e abordar questões como as preocupações do setor agrícola nacional em relação ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Em nota, o Palazzo Chigi destacou que a conversa se concentrou nas "fortes preocupações do setor agrícola nacional no contexto do acordo UE-Mercosul", bem como nas "perspectivas do setor automotivo no que diz respeito ao processo de transição ambiental".
Mercosul e a União Europeia anunciaram no início de dezembro um acordo de livre comércio entre os dois blocos, tratado que é negociado há 25 anos e pode criar um mercado de mais de 700 milhões de pessoas.
O anúncio foi feito em meio a protestos de agricultores europeus, que temem a concorrência de mercadorias do Mercosul com preços mais competitivos. Meloni, inclusive, chegou a reiterar que o país aprovará o acordo apenas se houver "compensações" para os agricultores da UE.
Durante o encontro, a premiê italiana também abordou "as prioridades de ação do novo ciclo institucional da UE, começando pelo relançamento do papel e da competitividade da União Europeia no mundo", acrescentou o comunicado.
A reunião, que durou pouco menos de uma hora, em Bruxelas, teve como objetivo ser "uma primeira troca de pontos de vista" depois do início do novo Executivo europeu.
Na ocasião, Meloni e Von der Leyen também deram "atenção especial à política migratória europeia, fazendo um balanço dos resultados alcançados e do que ainda falta fazer para ter instrumentos eficazes para gerir o fenômeno da migração".
"As duas líderes concordaram em reforçar ainda mais a colaboração e a complementariedade entre o Plano Mattei italiano para África e a estratégia europeia de Global Gateway Global", afirma o texto.
Por sua vez, Von der Leyen destacou que ela e Meloni discutiram "a necessidade de dar uma nova vitalidade ao papel da Europa no cenário global" e de "criar mais parcerias e alianças que contribuam para a nossa prosperidade".
"Discutimos também a necessidade de intensificar o luta ao tráfico de migrantes com parceiros", concluiu ela.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA