(ANSA) - A agência italiana ANSA segue em sua estratégia de reforço e ampliação de sua presença internacional e se reuniu, nos últimos dias, com representantes das agências Kyodo News, no Japão, e da Yonhap, na Coreia do Sul.
Durante a reunião em Tóquio com a Kyodo News, que contou com a presença do embaixador italiano no Japão, Gianluigi Benedetti, e da comissária geral adjunta para a participação do país europeu na Expo Osaka 2025, Elena Sgarbi, foram identificadas várias áreas da colaboração para apoiar as atividades de comunicação do Pavilhão Italiano no evento. Ao mesmo tempo, foram exploradas as possibilidades de ampliação da colaboração já existente entre as duas agências, também para projetos de natureza comercial.
O embaixador Benedetti expressou sua satisfação com os resultados do encontro.
"O aprofundamento da já excelente colaboração entre ANSA e Kyodo News oferecerá uma importante contribuição a mais, um reforço das relações entre Itália e Japão, elevadas durante o encontro recente em Roma entre a primeira-ministra [Giorgia] Meloni e o premiê [Fumio] Kishida para 'parceria estratégica'. A dimensão midiática e informativa da relação bilateral é, de fato, fundamental para aproximar ainda mais os dois países, favorecendo ainda um conhecimento mais aprofundado entre nossos povos", afirmou.
Conforme o representante italiano, a parceria entre ANSA e o comissariado do pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 "permitirá, de um lado, contar melhor aqui no Japão as excelências e as extraordinárias realidades que a Itália apresentará na próxima edição da Exposição Universal e, do outro, de promover na Itália um evento de grande relevância no qual o Japão está se preparando com entusiasmo e determinação".
Ainda em Tóquio, ocorreram encontros das lideranças com os editores do Asahi Shimbun e do Nikkei Shimbun, também com a presença de altos expoentes da Embaixada italiana na capital japonesa.
Nos encontros em Seul, entre ANSA e Yonhap, dos quais participou o embaixador da Itália na Coreia do Sul, Federico Failla, foram criadas as bases para um reforço da colaboração já em andamento entre as duas agências em alguns campos de interesse.
"A reunião entre a principal agência de notícias italiana, a ANSA, e a coreana Yonhap é um sintoma do reforço em andamento das relações bilaterais entre a Itália e a Coreia do Sul. E é particularmente relevante em uma fase histórica como a atual, na qual a comunicação de qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não só em política e economia, mas também nos setores das ciências, tecnologias e culturais", pontuou Failla.
Para o embaixador, "vivemos na era da busca da informação verdadeira e confiável, perante a multiplicação das notícias falsas vindas de todos os meios". "Confio que essa colaboração, já iniciada em 2015, possa encontrar novos canais e constitua um ponto de referência também para as empresas que pretendem mover-se entre os dois países", acrescenta.
Já o CEO da ANSA, Stefano De Alessandri, ressaltou estar muito satisfeito com os resultados desses encontros.
"O acordo de colaboração que estamos negociando com a Kyodo News para a promoção da presença italiana na Expo Osaka 2025 constituirá um importante resultado para a ANSA e, de maneira mais geral, para o nosso sistema país. Seja aquela com a Kyodo ou a com a Yonhap, que são duas parcerias estratégicas para a ANSA e com as quais colaboramos há muito tempo e com grande satisfação, uma ampliação dessas parcerias também para outras áreas constitui mais um importante resultado do nosso trabalho para fortalecer a presença da ANSA no mundo e, em particular, no extremo Oriente", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA