(ANSA) - O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira (10) o catálogo bilíngue da exposição "Cores da Paisagem. Nápoles e Rio, no olhar de artistas italianos do século XIX", que chega a seu fim com público de mais de 60 mil visitantes.
A mostra termina no próximo domingo (12), no Paço Imperial, e foi realizada por ocasião das celebrações do bicentenário de nascimento da imperatriz Teresa Cristina de Bourbon, consorte do imperador Dom Pedro II, e da Independência do Brasil.
A exposição trouxe ao público brasileiro obras de vários pintores italianos que se estabeleceram no país no século 19, como Luigi Stallone, que chegou de Nápoles para dar aulas de pintura a Teresa Cristina.
"A exposição tornou possível admirar, pela primeira vez no Brasil, 50 maravilhosas obras do século 19 oriundas do Museu e da Certosa de São Martinho, do Museu de Capodimonte, de Nápoles, e de museus brasileiros", afirmou o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, que participa do lançamento do catálogo nesta sexta.
"Em um clima de diálogo entre Nápoles e Rio, as obras dos pintores italianos que emigraram para o Brasil também são celebradas, permitindo-nos compreender o nível e a extensão da influência da pintura paisagística napolitana na pintura brasileira emergente", acrescentou.
Segundo o diplomata, essa é "mais uma peça historiográfica pouco conhecida, além daquela, também pouco apreciada até agora, dos fotógrafos italianos que emigraram em meados do século 19, a quem dedicamos outra recente exposição no Rio, novamente como parte das comemorações do bicentenário". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA