(ANSA) - "No mercado sul-americano, somos considerados uma Ferrari para o ensino de italiano." Assim o presidente Marzio Arcari gosta de definir o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (Icib), associação sem fins lucrativos nascida em São Paulo, em 1948, para incentivar o intercâmbio entre a Itália e o Brasil, em estreita colaboração com as instituições italianas, o Instituto Italiano de Cultura e o Consulado-Geral do país europeu na capital paulista.
Como explica Arcari à ANSA, a "missão principal do Icib é a difusão da língua italiana com ensino presencial e online", em um centro com cerca de 1,2 mil estudantes ativos, todos adultos, incluindo numerosos magistrados que, desejosos de aprender o Código Civil italiano, pai do brasileiro, se aproximam do aprendizado da língua italiana.
"Contamos com 18 professores, que fizeram cursos de qualificação para ensinar italiano no exterior. E para sua formação, temos relações com a Ca' Foscari, de Veneza, com as universidades de Parma, Siena e Roma, além da Sociedade Dante Alighieri", destaca o presidente.
Os cursos presenciais acontecem na chamada Casa de Dante, um esplêndido casarão de época que conta com uma dúzia de grandes salas e um pequeno auditório.
"Graças às relações com as universidades e com a Sociedade Dante Alighieri, podemos organizar provas para os certificados dos cursos de italiano e para obter a cidadania", acrescenta Arcari, destacando que o instituto também é um agente, em nome do Ministério das Relações Exteriores, para a formação de professores das escolas públicas municipais no estado de São Paulo. "Nós os treinamos no ensino de italiano para crianças do ensino fundamental", disse.
Já os cursos a distância são frequentados por estudantes de Portugal, da América do Norte e de alguns países da América do Sul, e o espectro de ensino ainda inclui cursos de cultura, história e arte.
Mas há alguns anos, o Icib também embarcou em uma nova iniciativa, tornando-se importador oficial de materiais didáticos de algumas das mais importantes editoras italianas.
Para continuar em sintonia com os tempos, o primeiro passo foi montar uma livraria virtual, com um site que entrega para todo o Brasil.
E entre os próximos projetos em desenvolvimento está o de aperfeiçoar o trabalho iniciado criando uma livraria física na histórica Casa de Dante. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA