(ANSA) - Arqueólogos descobriram uma estrutura que pode ser parte de um antigo porto grego em Selinunte, maior sítio arqueológico da Sicília, no sul da Itália.
A construção tem 15 metros de comprimento e quatro filas de blocos, com altura de 1,80 metro, e foi identificada na beira da água.
Ela pode ter sido parte de um dos dois portos da antiga colônia grega Megara Hyblaea, então uma das cidades mais importantes do Mediterrâneo e centro de trocas comerciais.
A descoberta foi divulgada pelo governador da Sicília, Renato Schifani. "A revelação confirma que a Sicília tem uma inesgotável fonte de achados que contribuem para reconstruir uma história milenar gloriosa e filha de trocas culturais e econômicas incessantes", definiu.
"É o patrimônio que herdamos e orgulhosamente carregamos. Mas também do qual cuidamos, por isso temos a responsabilidade de redescobri-lo, estudá-lo e apresenta-lo às novas gerações.
Também temos uma oportunidade única de proposta turística cada vez mais rica", concluiu, parabenizando os pesquisadores.
Os arqueólogos levantaram algumas hipóteses para explicar a estrutura, que pode ter sido um galpão ou as paredes de uma doca para embarcações, ou ainda a base de uma ponte.
Os profissionais que atuam nas escavações já preparam um projeto multidisciplinar e para iniciar novas pesquisas a partir da descoberta, considerada de grande interesse, para definir exatamente qual era a forma e a utilidade da estrutura antigamente.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA