(ANSA) - Seis jovens alemãos, entre eles um influenciador digital, foram denunciados pela destruição de uma estátua na cidade de Viggiù, província de Varese, no norte da Itália.
O episódio aconteceu dentro de uma pousada, Villa Alceo, e a estátua destruída era uma obra de arte do escultor Enrico Butti, do século 19, avaliada em 100 mil euros (R$ 537 mil).
Segundo testemunhas, o caso teria acontecido durante a gravação de um vídeo por Janis Denner, que tem 1,1 milhão de seguidores no TikTok.
"Estavam zombando e bebendo limoncello diante dos policiais, uma consumação que, aliás, não pagaram. Um deles atirou um canivete aberto contra um quarto vizinho quando viu a patrulha chegar", contou à ANSA o diretor da pousada, Bruno Golferini.
"Estamos verdadeiramente indignados. Esperamos que o que aconteceu sirva de lição a quem quer que venha à Itália, um país que merece turistas educados e que tem um patrimônio que deve ser protegido. Além de pagar as contas, precisam respeitar a arte e a cultura", complementou.
Ele informou também que está em contato com a prefeitura da cidade para recolher fundos para restaurar a escultura.
Após o ocorrido, as redes do influenciador digital foram inundadas por mensagens indignadas, e ele desativou os comentários de suas páginas.
Procurada pela ANSA, a assessoria de imprensa dele disse, em nota, que não pode "dar declarações sobre os boatos que circulam sobre o suposto incidente".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA