(ANSA) - A cidade de Caxias do Sul (RS), importante palco da imigração italiana no Brasil, se prepara para receber entre 17 e 20 de outubro a 32ª edição da Mercopar, maior evento de inovação industrial da América Latina e que chega em 2023 com números recordes.
A feira será realizada no Parque de Eventos da Festa da Uva, em uma área de 38 mil metros quadrados, 6 mil a mais que em 2022, e receberá mais de 600 expositores, frente aos 512 do ano passado, com 285 horas de programação ao longo de quatro dias, um aumento de 85 horas em relação à 31ª edição.
"A Mercopar é, sem dúvida, um dos ativos mais fortes de Caxias do Sul e da região. Essa feira desempenha um papel fundamental na divulgação do nosso potencial, ativando toda a cadeia do turismo e estimulando o comércio e os serviços", afirmou Celestino Oscar Loro, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), que terá um estande no evento.
A feira é organizada pelo braço gaúcho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), mas Loro destaca que os benefícios vão muito além do setor industrial.
"A economia da Serra Gaúcha é quem ganha muito mais, com um impacto positivo em diversos setores. É de fato uma oportunidade que fortalece a posição de Caxias do Sul no cenário industrial e econômico internacional. Temos certeza que será mais uma edição de grande sucesso", ressaltou.
De acordo com Loro, a Mercopar proporciona "às pequenas e médias empresas o acesso à inovação, novas tecnologias e conexões valiosas com as cadeias produtivas, o mercado, a indústria 4.0 e até mesmo o contato com empresas internacionais".
A Mercopar busca fomentar conexões e negócios em setores como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, mas nos últimos anos passou a colocar o conceito de inovação no centro de sua estratégia, sempre de olho na agenda ESG.
O evento será "carbono neutro" e compensará as emissões de gases do efeito estufa por meio da compra de créditos de carbono certificados.
A expectativa dos organizadores é que a Mercopar de 2023 supere a do ano passado em faturamento e público. Em 2022, a feira gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios e recebeu mais de 35 mil visitantes. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA