Trabalhadores descobriram uma necrópole da era pré-romana com 35 sepulturas, datadas dos séculos 3 a 1 antes da Era Comum, além de campos arados bem conservados, durante obras para modernização da ferrovia Circumvesuviana na cidade de Pompeia, no sul da Itália.
Os tesouros arqueológicos foram encontrados nas redondezas da Estação de Pompei Santuario e estavam dentro de um lençol freático onde bombas retiravam água no momento da descoberta.
Segundo estudiosos, o material encontrado diz respeito a três fases: a mais recente compreende o período entre os séculos 1 e 4 d.C., durante o qual vários objetos arqueológicos foram despejados no leito do rio a partir do ano de 89 d.C.
Por sua vez, os campos arados estão sob as rochas vulcânicas desde 79 d.C., quando a cidade foi completamente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio.
A terceira fase diz respeito à necrópole. "O fato de serem sepulturas em fossas que foram recobertas com sete ânforas nos dá o indício da presença de populações do norte da África ou osco samnita", disse o superintendente arqueológico da área metropolitana de Nápoles, Mariano Nuzzo. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA