O papa Francisco enviou uma mensagem para o primaz da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, em meio às negociações para um possível encontro entre os dois líderes.
A informação foi revelada pelo próprio Cirilo, ao fim da celebração da véspera do Natal ortodoxo na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, na última quinta-feira (6). A mensagem foi transmitida por Jorge Bergoglio através do arcebispo católico da capital russa, Paolo Pezzi.
"Gostaria de agradecer a nossos hóspedes, incluindo o arcebispo Paolo Pezzi, que está aqui em Moscou. Agradeço-lhe pela mensagem do papa Francisco que ele me transmitiu. Aprecio muito as boas relações que se criaram entre nós", disse Cirilo, sem informar o conteúdo do recado do pontífice.
No início de dezembro, ao voltar de uma visita a Chipre e Grécia, dois países de maioria ortodoxa, o Papa havia dito que estava "sempre disposto" a viajar a Moscou, cidade que ele ainda não visitou em quase nove anos de pontificado.
Cerca de 15 dias depois, um bispo ortodoxo russo, o metropolita Hilarion Alfeyev, se reuniu com Francisco no Vaticano para discutir um possível encontro com Cirilo, que também poderia ocorrer em um território neutro, assim como a cúpula entre os dois líderes em fevereiro de 2016, em Cuba.
Uma das bandeiras de Francisco é a reaproximação entre as diferentes religiões cristãs, especialmente entre católicos e ortodoxos, que seguem caminhos diferentes desde o "Grande Cisma" de 1054. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA