A encíclica ambiental do papa Francisco, a "Louvado seja", é tema de um documentário apresentado nesta terça-feira (4) pelo Vaticano.
Chamado "La Lettera" ("A Carta", em tradução literal) e dirigido por Nicolas Brown, o filme aborda o poder da humanidade para frear a crise climática e tem entre seus protagonistas Odair José Alves de Souza, mais conhecido como Dadá Borari, cacique de uma aldeia na Terra Indígena Maró, no Pará.
"Esse belíssimo filme é um grito vibrante para pessoas de todo o mundo: Acordem! Sejam sérios! Ajam juntos!", disse o cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, durante uma coletiva de imprensa no Vaticano.
A "Louvado seja" foi publicada em 2015 e é a primeira encíclica de um papa dedicada ao meio ambiente. No texto, Francisco critica a exploração desenfreada dos recursos naturais e pede a criação de novos modelos de desenvolvimento para proteger a "casa comum" da humanidade.
"A encíclica teve um impacto disseminado no cenário mundial, mas, nos sete anos passados desde então, a crise ambiental piorou drasticamente", disse Hoesung Lee, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
De acordo com o cardeal Czerny, as histórias contadas no documentário "mostram com força que a crise ecológica chegou" e que "não há mais tempo para especulações, ceticismo, negação e populismo irresponsável".
"Precisamos de um diálogo que inclua todas as partes interessadas para desenvolver soluções reais aos desafios urgentes", disse. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA