(ANSA) - O Vaticano realizou neste sábado (14), no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, o funeral do cardeal australiano George Pell, o mais alto prelado da Igreja Católica a responder a um processo por pedofilia.
O australiano faleceu no último dia 10 após complicações cardíacas durante uma cirurgia para a substituição da prótese que usava no quadril.
A missa final foi celebrada pelo decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Battista Re, com o auxílio de outros arcebispos e bispo. Entre os concelebrantes, estavam Georg Gaenswein, último secretário pessoal do papa emérito Bento XVI, e o cardeal Angelo Becciu, um dos maiores "rivais" de Pell dentro da administração da Cúria Romana.
Também estava presente na cerimônia o ex-auditor-geral das contas do Vaticano Libero Milone, envolvido em uma polêmica por conta de sua renúncia e que processo atualmente a Santa Sé.
Já a recomendação final, a última bênção antes do sepultamento, foi realizada pelo papa Francisco.
Pell, que já foi um dos homens mais poderosos da Cúria Romana, chegou a ficar preso por um ano sob a condenação de pedofilia, mas a Suprema Corte da Austrália absolveu o religioso em abril de 2020 por conta de vícios no processo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA