(ANSA) - O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (14) a renúncia do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Antônio Fernando Saburido, que havia entregado o cargo ao pontífice em junho de 2022, ao completar 75 anos de idade.
Para o lugar de dom Fernando, o Papa nomeou Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, que chefiava a Diocese de Garanhuns, também em Pernambuco.
Pelas regras da Igreja Católica, arcebispos devem se aposentar ao completar 75 anos. Dom Paulo, 54, é natural de São José de Espinharas, na Paraíba, e estudou filosofia no Instituto de Teologia do Recife e teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa.
Também estudou ciências bíblicas e teologia bíblica em Roma, na Itália, e foi ordenado como padre em 17 de dezembro de 1993, na Diocese de Patos (PB). Dom Paulo chefiava a Diocese de Garanhuns desde 2015 e é o segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no quadriênio 2023-2027.
"É com muita alegria que recebo essa missão da igreja e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de ser pastor de uma arquidiocese de 4 milhões de habitantes", disse o novo arcebispo em um vídeo. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA