(ANSA) - O pinheiro que enfeitará o centro da Praça São Pedro durante o período de Natal iniciou sua viagem a partir do Piemonte, noroeste da Itália, até o Vaticano.
A árvore foi retirada com a ajuda de bombeiros e precisou ser transportada de helicóptero do alto vale de Maira, na cidade de Macra, província de Cuneo, para depois ser carregada em um caminhão e seguir rumo a Roma por estrada.
O abeto branco, que será completamente iluminado e enfeitado para as festividades natalinas, possui quase 25 metros de altura. "No Piemonte, as árvores são importantes, não as cortamos sem motivo", declarou o governador regional, Alberto Cirio, que esteve presente na "cerimônia de despedida".
Segundo ele, "este abeto teve de ser abatido porque estava em risco de cair, passados 56 anos", e o corte "já tinha sido planejado e autorizado pela região".
Cirio confirmou que não houve "nenhum sacrifício desnecessário" e explicou que, depois do período de Natal, a madeira será utilizada para fazer brinquedos para crianças que serão distribuídos através da organização católica Cáritas.
Essa é a primeira vez que a árvore da Praça São Pedro é doada pelo Piemonte. A previsão é de que ela seja posicionada nesta quinta-feira (23) no Vaticano, onde será decorada com luzes e uma tela que dará o efeito de uma nevasca.
A tradicional inauguração da árvore e do presépio, que neste ano virá do Vale Reatina, na diocese de Rieti, será realizada no dia 9 de dezembro, e a decoração permanecerá exposta até 7 de janeiro de 2024. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA