(ANSA) - O papa Francisco anunciou nesta sexta-feira (8) que realizará em Roma, na capital da Itália, a primeira edição da "Jornada Mundial das Crianças", nos dias 25 e 26 de maio de 2024.
O anúncio foi feito após o Papa recitar o Ângelus pela primeira vez nas últimas duas semanas da janela do apartamento pontifício, depois de seu tratamento contra uma bronquite.
"A iniciativa, patrocinada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, responde à pergunta: que tipo de mundo queremos transmitir às crianças que estão crescendo? Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro e cuidar delas", explicou o Pontífice.
O evento contará com uma comissão organizadora composta pelos padres Enzo Fortunato, Marco Impagliazzo e Angelo Chiorazzo e já é considerado um "acontecimento sem precedentes".
"Nasce do desejo do papa Francisco de colocar o futuro dos pequenos no centro das atenções, pedindo a todos que cuidem deles, de orientá-los para um bom crescimento e ouvi-los", explicaram os organizadores.
Fortunato, Impagliazzo e Chiorazzo explicaram ainda que gostariam de "imaginar com os meninos e meninas, a partir de seus sonhos e desejos, um mundo diferente, onde haja paz, cuidado com o meio ambiente e escolha pela fraternidade".
"Este dia é também uma mensagem ao mundo dos adultos para parar e ouvir as perguntas simples e diretas dos pequenos que pedem paz e respeito", concluíram os religiosos.
O anúncio é feito um mês após Francisco se reunir com mais de 6 mil crianças no Vaticano e afirmar que os menores "recordam como a vida é bela na sua simplicidade", dialogando depois com os participantes provenientes de diversos países.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA