(ANSA) - Cerca de 10,6 milhões de italianos estão planejando viajar no Ano Novo, mais de um milhão a mais em comparação com o ano passado, com uma despesa total prevista que ultrapassa os 3,6 bilhões de euros.
O resultado pode ser ainda maior, a depender os indecisos que viajam de última hora.
Os dados foram divulgados em um levantamento do Observatório de Turismo da Confcommercio.
Metade dos entrevistados planejou uma estadia de no máximo duas noites no destino, enquanto, da outra metade, um terço faz parte dos mais sortudos que prolongarão as férias por seis dias ou mais. É significativo o aumento daqueles que escolheram o exterior, um total de 20%, ante 12% em 2022.
Cerca de 200 mil italianos compraram pacotes de viagem para o exterior, número em ligeira queda por causa dos preços elevados e temores relacionados aos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, segundo outra pesquisa, do Centro de Estudos de Turismo de Florença.
A Espanha lidera entre os destinos curta distância, seguida de França e Reino Unido. O Egito é o principal entre os de média distância, seguido de Finlândia e Noruega. Os Estados Unidos lideram o ranking de destinos de longa distância.
Na Europa, destaque também para Áustria, República Tcheca, Alemanha, Portugal, Holanda, Polônia, Islândia e Suécia.
Já em outros continentes, são destaques Japão, Marrocos, Argentina, Madagascar, Vietnã, Seychelles, África do Sul e Brasil.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA