Brasília entra em ranking de turismo do New York Times para 2024

Jornal destaca design modernista e reconstrução de prédios

Brasília, capital brasileira, é destaque no NYT (foto: ANSA)
Brasília, capital brasileira, é destaque no NYT (foto: ANSA)

(ANSA) - Brasília, a capital de design "modernista", foi a única cidade do Brasil escolhida pelo jornal americano The New York Times no ranking dos 52 melhores destinos turísticos do mundo para 2024.

A cidade de três milhões de habitantes, fundada em 1960, é "aberta e integrada" e chama a atenção dos visitantes por sua arquitetura com prédios "futuristas", como o Palácio da Alvorada e a residência presidencial localizada junto ao Lago Paranoá, destaca o jornal novaiorquino.

A cidade, que não é um destino turístico tradicional, foi descrita como "ofuscada por destinos mais extravagantes como Rio de Janeiro e Bahia", mas o texto jogou luz sobre pontos turísticos interessantes como a Esplanada dos Ministérios, além de diversos espelhos d'água e arcos.

Brasília ficou na 32ª posição da lista, liderada por uma ampla região entre as praias de Mazatlán, no México, e as enseadas escarpadas de Maberly, Newfoundland, ambas na América do Norte, local que será palco do Festival do Eclipse em 8 de abril.

A lista lembra que o centro da capital está sendo reconstruído após os ataques contra os palácios do Planalto, Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) ocorridos em 8 de janeiro de 2023. (ANSA).