(ANSA) - Localizada na região da Sicília, sul da Itália, Menfi foi escolhida como a "Cidade Italiana do Vinho" de 2023 por sua "forte vocação vitícola".
A decisão foi tomada pela comissão julgadora que também analisou as candidaturas dos municípios de Montespertoli (Florença) e Canelli (Asti).
Menfi sucederá Duino Aurisina, cidade na região de Friulli-Venezia Giulia, durante a Assembleia Nacional no dia 20 de novembro, por ocasião da "Convenção de Outono das Cidades do Vinho", que acontecerá entre 17 e 20 do próximo mês.
"Felicito a prefeita de Menfi, Marilena Mauceri, pelo prestigioso reconhecimento que durante um ano vai dar destaque a um território que hoje representa uma das muitas excelências do mundo do vinho italiano", declarou o presidente nacional da Associação, Angelo Radica.
Menfi venceu a disputa por propor "iniciativas que abrangem largamente as várias áreas da cultura do vinho" e porque "todas têm um impacto cultural, atribuindo à parte enológica uma atitude formativa, educativa e de pesquisa, além da fronteira, com referência a ações inclusivas e intercâmbio cultural".
"Estou feliz e honrada que Menfi tenha obtido este prestigioso reconhecimento. Quero compartilhar este resultado com meus concidadãos", comemorou Mauceri.
Segundo Radica, o Valle del Belice será também o protagonista do próximo Concurso Internacional de Vinhos a realizar-se em Sambuca di Sicilia, de 11 a 14 de maio de 2023. "Mais uma oportunidade para valorizar e promover estes territórios ricos em história, cultura e tradições", concluiu o italiano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA