Italianos celebram tradicional doce de Roma no 'Dia do Maritozzo

Tradicional sobremesa é feita com pão doce e creme (foto: ANSA)
Tradicional sobremesa é feita com pão doce e creme (foto: ANSA)

(ANSA) - Os italianos celebram neste sábado (2) "Dia do Maritozzo", em homenagem a um dos doces mais tradicionais de Roma, capital da Itália.

O Maritozzo é um pão doce recheado com a panna, um creme branco feito de creme de leite fresco e açúcar e batido em ponto de chantilly.

A iniciativa, que chega à sua sétima edição, foi lançada para divulgar a sobremesa gastronômica por toda a Itália. Neste ano, haverá a participação de confeitarias, padarias e restaurantes, além de promoção online.

"O 'Dia do Maritozzo' não é apenas uma celebração culinária, mas uma oportunidade de explorar o sabor único desta especialidade cujas origens diferenciadas começam na 'Roma Antiga'", explicaram Silvia Pontarelli e Gabriele Lupo, criadores e organizadores do evento.

Segundo eles, nesta época havia o costume de preparar pães enriquecidos com mel e frutos secos, que depois se tornou tradição no período da Quaresma, quando o Maritozzo representava a única exceção permitida ao jejum imposto pelo momento".

Em nota, Pontarelli e Lupo contam que o doce também era usado por futuros maridos, que os davam para suas noivas com tudo dentro, incluindo anel ou objeto de ouro. A tradição teria levado a uma possível origem do nome "Maritozzo".

Os dois convidam todos os amantes e influenciadores do "Maritozzo" a compartilharem suas experiências por meio da hashtag oficial #maritozzoday2023 nas redes sociais. (ANSA).