(ANSA) - O tenente-coronel da Aeronáutica da Itália Fabio Carnicchia foi nomeado líder da equipe do Mecanismo Europeu de Proteção Civil que chegará neste domingo (17) em Derna, na Líbia.
O dever do grupo será coordenar a assistência oferecida pelos países da União Europeia, garantir os contatos com as Nações Unidas, e identificar todos os setores para possíveis intervenções do Mecanismo, em apoio às autoridades locais.
"O dever nos enche de orgulho e demonstra novamente o grande apreço, em âmbito europeu e internacional, pelo Serviço Nacional de Proteção Civil", declarou o chefe do departamento italiano, Fabrizio Curcio.
O procurador-geral da Líbia, Al Sediq al Sour, anunciou a abertura de uma investigação sobre o rompimento de duas barragens em Derna, no domingo passado (10), causando milhares de mortes, após a passagem do furacão Daniel.
Segundo ele, a investigação vai mirar na alocação de recursos destinados à manutenção das plantas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase quatro mil corpos já foram identificados, e o número de desaparecidos está em nove mil.
O Crescente Vermelho aponta mais de 11 mil mortes até o momento, mas a imprensa local estima o número em mais de 20 mil.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA