Governo reafirma realização da COP30 em Belém

Rumores apontavam possiblidade de atividades em outras cidades

(ANSA) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ratificou a realização da cúpula climática da ONU em 2025, a COP30, em Belém, capital do Pará, em meio a boatos sobre a possibilidade de transferir parte das atividades para outras cidades.

"O Governo Federal reafirma que a COP30 será realizada em Belém, em novembro de 2025, conforme definido pela ONU. É compromisso desta gestão que a capital paraense sedie a conferência e disponha de infraestrutura e logística adequadas", informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

O comunicado foi divulgado após fontes do governo terem declarado ao jornal Folha de São Paulo que parte das atividades da cúpula do clima poderia ser transferida de Belém, na Amazônia, para São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste do país.

Enquanto isso, o Diário Oficial da União divulgou nesta quarta-feira (20) o decreto assinado por Lula que institui a Secretaria Extraordinária para a COP30. Através desse órgão, "a articulação necessária entre o município-sede [Belém], o estado do Pará e o Governo Federal será consolidada". (ANSA)