O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália subiu 6,6% em 2021, uma alta de 7,5% na comparação com o ano anterior, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) nesta terça-feira (1º).
"Em 2021, a economia italiana registrou um crescimento de intensidade excepcional para a forte recuperação da atividade produtiva - depois de um 2020 caracterizado pelos efeitos da crise sanitária [de Covid-19]. Quem puxou o crescimento do PIB foi, sobretudo, a demanda interna enquanto a demanda externa e a variação dos estoques tiveram impactos muito limitados", diz o Istat em nota.
Apesar dos gastos italianos por conta da pandemia de Covid-19, que continuaram altos no ano passado, a dívida pública do país caiu para 150,4% do valor do PIB. No ano anterior, esse percentual era de 155,3%.
Já o déficit da Administração Pública (PA) foi de -7,2% do PIB contra -9,6% em 2020.
Segundo o Istat, "o endividamento líquido da PA registrou uma melhora clara em relação a 2020 por conta das entradas perante uma saída mais controlada de recursos, mesmo com a aplicação das medidas de apoio para combater os efeitos da crise".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA