O governo da Itália aprovou nesta terça-feira (8) um aumento de capital de 400 milhões de euros (R$ 2,6 bilhões) na companhia aérea estatal ITA Airways, que está em processo de venda.
A medida foi decidida durante uma assembleia de acionistas extraordinária, e os recursos devem ser injetados até o fim do mês. O Ministério da Economia e das Finanças é o único proprietário da empresa e já empenhou cerca de 1,1 bilhão de euros na operação, incluindo o novo aumento de capital.
A ITA Airways começou a voar em outubro de 2021, substituindo a extinta Alitalia, que acumulava décadas de prejuízos recorrentes, e foi imediatamente colocada à venda pelo governo italiano, que negocia com exclusividade com a empresa de private equity americana Certares.
A oferta prevê a compra de 50% mais uma ação da ITA por 700 milhões de euros, com um subsequente aumento de capital de 1,250 bilhão de euros, sendo 650 milhões da parte do governo e 600 milhões da Certares.
Na última segunda (7), o presidente da ITA, Alfredo Altavilla, renunciou ao cargo para facilitar a "implantação mais rápida" das decisões do Ministério da Economia. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA