A cápsula Orion voltou à Terra e pousou com sucesso no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Guadalupe, neste domingo (11).
Após 26 dias de viagem e mais de dois milhões de quilômetros, conclui-se assim a missão Artemis 1 - que serviu de planejamento para levar pessoas de volta à Lua.
Toda a viagem desta vez foi realizada sem tripulação, mas a meta é fazer um pouso no satélite natural em 2025, em viagem que levará a primeira mulher e o primeiro negro para o astro.
Segundo a Nasa, todas as etapas de segurança que estavam previstas foram realizadas com sucesso. Além disso, a Nasa dispôs as imagens da volta da cápsula com transmissão ao vivo.
LIVE NOW: After 25.5 days in space and a 1.4-million-mile journey around the Moon, the @NASA_Orion spacecraft is coming home.
— NASA (@NASA) December 11, 2022
The #Artemis I mission is expected to splash down off the coast of California at 12:39pm ET (17:39 UTC). https://t.co/QpAThHjBQZ
A Orion foi lançada no dia 16 de novembro no megafoguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial, na sigla em inglês). Cinco dias depois, em 21 de novembro, a missão Artemis 1 conseguiu chegar ao ponto mais próximo da Lua, quando ficou a cerca de 130 quilômetros da superfície do satélite natural. Desde então, os especialistas estavam controlando remotamente a cápsula para testes de todos os sistemas do veículo.
O cronograma da Nasa e das agências europeias aponta que a missão Artemis 2 será realizada em 2024 para mais testes e já com uma missão tripulada que irá até a órbita da Lula. Em 2025, a Artemis 3 pousará no astro.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA