Um autorretrato secreto do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) foi descoberto atrás de outra pintura do artista, revelou a Galeria Nacional da Escócia nesta quinta-feira (14).
A obra acabou sendo achada após um estudo de raios-X da pintura "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)", realizada por Van Gogh no ano de 1885, em preparação para uma exposição em Edimburgo dedicada ao Impressionismo.
Os especialistas encontraram o inédito autorretrato de Van Gogh no verso da pintura, mas estava coberta por camadas de cola e papelão. Ao que tudo indica, os materiais foram adicionados antes de uma exibição no início do século 20.
Lesley Stevenson, curadora do museu, revelou que todos ficaram "emocionados" com a descoberta, enquanto Frances Fowle, outro curador da Galeria Nacional da Escócia, destacou que "momentos como este são incrivelmente raros".
O quadro possui um homem barbudo sentado com um chapéu e um lenço no pescoço. A orelha esquerda, cortada pelo pintor holandês em 1888, é bem visível no autorretrato. Vale destacar que Van Gogh costumava reutilizar as telas com o objetivo de economizar dinheiro.
Entre os dias 30 de julho e 13 de novembro, a cidade de Edimburgo sediará uma exposição e a obra de Van Gogh poderá ser vista pelo público. No entanto, o museu vem estudando como remover a cola e separar as duas pinturas sem provocar danos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA