O Ministério da Cultura da Itália informou que a reabertura da "Casa dos Vettii", que contém diversos afrescos eróticos, no Parque Arqueológico de Pompeia, que estava programada para essa terça-feira (22), foi adiada.
"Por conta das adversas condições meteorológicas previstas a partir da noite desta segunda-feira (21) na Campânia, a reabertura da Casa dos Vettii em Pompeia foi adiada para data ainda a ser definida", diz o comunicado da pasta. O evento de reinauguração contará com a presença do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.
A referência é sobre a chegada do ciclone Poppea nas próximas horas. Apesar de ser o enésimo fenômeno do tipo neste ano, os meteorologistas preveem que ele atingirá o país com "violência", trazendo tempestades intensas com mais de 100mm de chuvas em 24 horas.
A domus estava em obras desde 1995 por conta de restauros feitos em 1950 e que causaram diversos problemas. Em 2016, ela foi parcialmente reaberta ao público, mas foi fechada novamente em 2019 para o trabalho de pinturas e remoção de pátinas criadas nas revitalizações anteriores.
A "Casa dos Vettii" pertencia a dois irmãos comerciantes de vinho chamados Aulus e Conviva Vettius Restitutus. Ela está localizada na área mais nobre da antiga cidade de Pompeia, o que indica a riqueza de seus proprietários, em frente a outra residência famosa, a dos "Cupidos de Ouro".
Assim como ocorria nas casas dos ricos, todas as paredes interiores tinham pinturas até o teto e o local era "consagrado" a um deus - nesse caso, Priapo, o deus grego da fertilidade.
Além das cenas eróticas, é também possível ver imagens mitológicas da crença dos moradores daquela época.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA