(ANSA) - A produção "Le Pupille", da premiada diretora italiana Alice Rohrwacher, foi indicada ao Oscar de melhor curta-metragem em 2023.
Exibida na última Mostra de Cinema de São Paulo, a obra retrata um grupo de garotas rebeldes em um internato católico antes do Natal, em um momento de escassez e guerra.
"Le Pupille" vai concorrer contra "An Irish Goodbye", de Tom Berkeley e Ross White; "Ivalu", de Anders Walter e Rebecca Pruzan; "Night Ride", de Eirik Tveiten e Gaute Lid Larssen; e "The Red Suitcase", de Cyrus Neshvad.
Outro representante italiano no Oscar 2023 é o maquiador Aldo Signoretti, indicado ao prêmio de melhor maquiagem e cabelo ao lado de Mark Coulier e Jason Baird por seu trabalho em "Elvis", de Baz Luhrmann.
Já as 10 produções que disputam o prêmio de melhor filme são: "Nada de Novo no Front", de Edward Berger; "Avatar: O Caminho da Água", de James Cameron; "Os Banshees de Inisherin", de Martin McDonagh; "Elvis"; "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", de Daniel Kwan e Daniel Scheinert; "Os Fabelmans", de Steven Spielberg; "Tár", de Todd Field; "Top Gun: Maverick", de Joseph Kosinski; "Triângulo da Tristeza", de Ruben Östlund; e "Women Talking", de Sarah Polley.
And the nominees for Best Picture are... #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/0aNqCj0Tl2
— The Academy (@TheAcademy) January 24, 2023
Desses 10, McDonagh, Kwan e Scheinert, Spielberg, Field e Östlund também concorrem ao troféu de melhor direção.
Cate Blanchett ("Tár"), Michelle Yeoh ("Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"), Ana de Armas ("Blonde"), Andrea Riseborough ("To Leslie") e Michelle Williams ("Os Fabelmans") disputam a estatueta de melhor atriz protagonista.
Por sua vez, o prêmio de melhor ator protagonista tem Austin Butler ("Elvis"), Colin Farrell ("Os Banshees de Inisherin"), Brendan Fraser ("A Baleia"), Paul Mescal ("Aftersun") e Bill Nighy ("Living").
A cerimônia de premiação está marcada para 12 de março. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA