(ANSA) - Após eventos e celebrações menores por conta das restrições da pandemia de Covid-19, as festas do Carnaval de 2023 prometem retomar a animação e o brilho que historicamente marcam o evento.
E, na Itália, o sentimento não é diferente. Conheça as festividades mais populares do país europeu que começam já neste sábado (4).
Veneza
Entre 4 e 21 de fevereiro, o mais conhecido dos carnavais italianos começa na cidade de Veneza. Elegante e cheio de glamour, o evento começa com o tradicional desfile sobre as águas, com as icônicas gôndolas e as pessoas usando máscaras.
A Festa das Marias, a eleição da máscara mais bonita e o espetáculo sobre as águas do Arsenale estão entre os eventos mais aguardados, bem como os bailes em prédios históricos e desfiles entre pontes e ruas.
A famosa Piazza San Marco será palco de apresentações teatrais e concertos, além do tradicional Voo do Anjo. O título da edição deste ano do Carnaval é "Take your Time for the Original Signs", inspirado nos signos da constelação.
Viareggio
Em Viareggio, as obras artísticas das festas deste ano se concentram nos sonhos e desejos de um mundo melhor, sem guerras ou crises econômicas e onde a pandemia de Covid-19 seja uma memória distante.
Ao todo, mais de 10 carros alegóricos e seis grupos de mascarados, sendo três deles noturnos, vão agitas as celebrações na cidade italiana, que comemora a 150ª edição do Carnaval.]
Cento
A cidade de Cento, localizada na província de Ferrara, é a única do mundo que é geminada com as celebrações do Rio de Janeiro, principalmente por ser muito colorido e recheado de espetáculos, shows, fogos de artifício e jogos.
As festas do Carnaval de 2023 vão até o dia 5 de março e se concentrarão, principalmente, na Piazza Guercino. O local receberá bonecos gigantes, pessoas fantasiadas, dançarinos e percussionistas.
A edição deste ano é dedicada às artes, ofícios e tradições de Cento.
Ivrea
Em Ivrea, as celebrações do Carnaval voltarão a acontecer depois de três anos. As últimas edições foram canceladas em função da emergência sanitária.
A famosa "Batalha das Laranjas", que relembra a rebelião do povo contra os líderes tiranos durante a Idade Média, é um dos eventos mais aguardados.
As comemorações vão até dia 22 de fevereiro, data que terá a distribuição de polenta e bacalhau na Piazza Lamarmora.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA