(ANSA) - Dez pinturas atribuídas a artistas renascentistas italianos, entre elas Ticiano e Andrea Solari, que pertenceram ao diplomata colombiano Joaquín Piñeres, serão leiloadas no próximo dia 27 de abril em Bogotá.
"Um evento absolutamente sem precedentes", explicou Charlotte Pieri, gerente geral da Bogotá Auctions, a primeira casa de leilões do país, à ANSA.
As 10 obras foram adquiridas por Piñeres durante sua passagem por Roma como embaixador junto à Santa Sé, entre 1948 e 1952, e após sua morte, em 1982, permaneceram na família.
As peças não são assinadas, mas possuem cartas de autoria de historiadores e críticos de arte italianos da época, como Amadore Porcella e Pietro Toesca, segundo Alessandro Armato, diretor do departamento de arte da Bogotá Auctions.
Armato lembra que as obras foram adquiridas por Piñeres no pós-guerra, numa época em que Roma passava por uma forte depressão econômica, período em que colecionadores particulares e museus dos Estados Unidos e até do Brasil compravam peças privadas de famílias italianas em crise.
As pinturas que estarão à venda, tanto presencialmente como através de uma plataforma virtual, "respondem a temas que foram tratados na pintura renascentista, temas religiosos e mitológicos", explicou Armato.
Entre as peças, destaca-se a "Virgem com o Menino e a Pêra", pintura a óleo do século 16 inserida em um retábulo de talha dourada, também da época, e atribuída por Porcella ao artista Andrea Solari, um dos principais discípulos de Leonardo da Vinci, além da pintura a óleo intitulada "São Jerônimo no deserto", atribuída a Tiziano Vecellio pelo professor Carlo Grimaldi.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA