(ANSA) - O ator irlandês Michael Gambon, conhecido por interpretar Alvo Dumbledore a partir do terceiro filme da saga "Harry Potter", morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos.
Em um comunicado, a família do artista declarou que ele faleceu "pacificamente no hospital".
"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael faleceu pacificamente no hospital com sua esposa, Anne, e seu filho, Fergus, ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia", explicou a nota.
Gambon iniciou sua carreira nos palcos na década de 1960, mas se mudou para a televisão e o cinema algum anos mais tarde.
Entre os vários personagens que o ator interpretou ao longo de sua jornada, o mais conhecido foi como Dumbledore na franquia "Harry Potter". Ele assumiu o papel em 2004 depois da morte de Richard Harris, em 2002.
Ao todo, o irlandês participou de oito longas da famosa saga. Gambon se aposentou em 2015 por apresentar falhas de memória, tanto que chegou a usar um ponto para se lembrar das falas.
Gambon também é recordado por interpretar um líder mafioso em "O Cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante", de Peter Greenaway, e o idoso rei George V, em "O Discurso do Rei", de Tom Hooper.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA