(ANSA) - O ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, comemorou nesta terça-feira (26) os números de visitantes em museus e parques arqueológicos do país entre os dias 25 e 26 de dezembro, em um projeto para a abertura extraordinária dos locais culturais nos feriados de Natal e Santo Stefano.
"Agradeço aos funcionários do Ministério, dos dirigentes aos zeladores, todos os que se dedicaram voluntariamente a esta iniciativa que parecia tão importante para os muitos turistas, italianos e estrangeiros que escolheram passar esses dias com a beleza da arte", disse Sangiuliano.
"As aberturas extraordinárias deveriam se tornar obrigatórias", acrescentou o titular da Cultura, em visita à Galeria Nacional de Arte Antiga, em Roma, lotado de turistas.
Para o governo, o balanço é positivo: "Dezenas de milhares de pessoas entraram em uma pinacoteca, galeria ou sítio arqueológico em uma viagem que as levou, ao fim da visita, a ter mais consciência das próprias raízes e da própria identidade", concluiu o ministro.
Segundo um balanço provisório, o Anfiteatro Flaviano, no Coliseu, registrou 26.267 visitantes, seguido do Pantheon (11.325), Fórum Romano e Palatino (9.286), Gallerie degli Uffizi (8.101), Parque Arqueológico de Pompeia (7.357), entre outros locais públicos de cultura.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA