/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Suposto desenho de Michelangelo em Florença pode ser vendido

Suposto desenho de Michelangelo em Florença pode ser vendido

Rumores levantaram dúvidas sobre autoria da obra

NOVA YORK, 05 abril 2024, 17:15

Redação ANSA

ANSACheck

Desenho de Michelangelo em Settignano (Foto: MET) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

As ex-proprietárias de uma vila perto de Florença, onde Michelangelo viveu quando jovem, estão considerando colocar à venda um esboço em grande escala atribuído ao mestre da Capela Sistina. No entanto, nem todos os críticos concordam com a autoria do esboço que esteve pendurado por muito tempo na parede de uma antiga cozinha, e hoje (5) o New York Times destacou o caso.

A vila nas colinas de Settignano foi vendida pela família Sernesi no final de 2023 sem o desenho, um mural a carvão sobre gesso retratando um sátiro (ou um tritão) que em 1979 foi removido da parede para restauração.

Ao longo dos anos, a obra viajou pelo mundo, emprestada para exposições, do Japão ao Canadá, e por último para o Metropolitan de Nova York para a exposição de 2017 “Michelangelo: Divine Draftsman and Designer”, onde a curadora Carmen Bambach, ao confirmar a atribuição, o descreveu como "a única manifestação remanescente das habilidades de Michelangelo como desenhista em grande escala".

Os rumores sobre a entrada do desenho no mercado reacenderam o debate que até então estava limitado ao círculo restrito de especialistas. Enquanto Bambach, uma autoridade no campo dos desenhos do Renascimento, confirmou a autenticidade, outros estudiosos não estão totalmente seguros: para Cecile Hollberg, diretora da galeria da Academia que examinou o desenho em nome dos Sernesi, "é muito interessante e agora é certamente necessário realizar novas investigações".

Obras de mestres do calibre de Michelangelo ainda em mãos privadas são extremamente raras e quando aparecem no mercado os preços são exorbitantes: dois anos atrás, um desenho de Michelangelo foi leiloado pela Christie's em Nova York por 23 milhões de euros (R$ 126 milhões, na cotação atual).

Os preços na Itália são consideravelmente mais baixos devido às leis que restringem a exportação de obras de arte, explicou ao New York Times o galerista Carlo Orsi, que tem escritórios em Milão e Londres: "Encontrar clientes na Itália a esses preços é praticamente impossível".

A família Sernesi não estabeleceu um preço para o desenho, que foi segurado por US$ 24 milhões (R$ 121,5 milhões, na cotação atual) quando voou para Nova York para a exposição no Met. "Acreditamos que seja uma obra que merece ser vista e apreciada", disse ao Times Ilaria Sernesi, uma das proprietárias.

Além da associação com a vila, a autoria do desenho a Michelangelo baseia-se na atribuição de Charles de Tolnay, segundo o qual o mestre da Sistina o desenhou quando adolescente.

Comparando o desenho Sernesi com um estudo de Michelangelo no Ashmolean de Oxford, outros estudiosos dataram o trabalho dos primeiros vinte anos do artista.

Cético em relação à atribuição, Paul Joannides, professor emérito de história da arte em Cambridge, citou "a baixa qualidade" do desenho.

 
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use