Os vidros de Murano, produzidos há mais de 800 anos nessa ilha homônima em Veneza, norte da Itália, são tema de uma exposição itinerante inédita realizada dentro de um barco, que foi totalmente decorado com esta arte secular.
Entre 14 e 22 de setembro, o espaço flutuante recebe diversos eventos dedicados ao vidro, além da "Glass Bateo", uma exposição antológica com mais de 50 obras criadas por produtores locais.
Já de 3 a 6 de outubro, a mostra chega ao Arsenal de Veneza como parte da programação do Salão do Alto Artesanato. Durante o festival, o barco com os vidros de Murano percorrerá o Grande Canal veneziano durante sete horas por dia, ainda que o tempo de viagem possa variar a depender da programação.
O vidro de Murano é um material sofisticado, realizado por artesãos especializados através de técnicas manuais e de sopro, o que confere a cada peça uma beleza única e detalhada.
Em comparação aos cristais comuns, este vidro é considerado raro, já que sua composição possui entre 24% e 30% de monóxido de chumbo, além de outros elementos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA