(ANSA) - O produto interno bruto (PIB) da Itália cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2023, em relação aos últimos três meses de 2022, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a expansão foi de 1,8%, de acordo com o Istat.
"A estimativa preliminar, que sempre tem natureza provisória, reflete um crescimento tanto do setor industrial quanto dos serviços, enquanto o setor primário registra uma estagnação", diz o instituto.
Já a demanda mostrou resultado positivo "tanto no componente nacional quanto no exterior", segundo o Istat.
"A economia italiana cresce acima das estimativas previstas e incentiva nosso governo a fazer ainda mais para apoiar quem produz riqueza em nossa nação", afirmou a primeira-ministra Giorgia Meloni nas redes sociais.
"Nossas empresas, quando colocadas em condições de libertar todo o seu potencial, sabem fazer a diferença, tornando a Itália forte e competitiva e favorecendo o bem-estar de todos os italianos", acrescentou.
O ministro italiano da Economia, Giancarlo Giorgetti, também comemorou os resultados. "A ambição responsável vale a pena", disse. Por sua vez, o comissário de Economia da União Europeia, Paolo Gentiloni, destacou que o país teve desempenho "melhor que o previsto".
O PIB da Itália vem de um crescimento de 3,7% em 2022, e o governo projeta uma alta de 0,9% em 2023. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA