O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália aumentou 0,3% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) nesta sexta-feira (31).
Isso significa uma aceleração em relação ao último trimestre de 2023, quando a alta havia sido de 0,1%.
Os dados confirmam a estimativa preliminar que a agência tinha divulgado no final de abril e explicam que o primeiro trimestre de 2024 teve três dias úteis a mais que os três meses anteriores e o mesmo número de dias úteis em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo o Istat, o PIB aumentou 0,7% em comparação com o primeiro trimestre de 2023, ligeiramente acima da sua estimativa anual provisória de 0,6%.
O PIB da Itália acumula três trimestres seguidos de alta, após a contração registrada no segundo quarto de 2023. Todos os setores - agropecuária, indústria e serviços - apresentaram crescimento, segundo o Istat.
O relatório aponta um aumento de 0,2% no consumo final nacional e de 0,5% nos investimentos fixos brutos. As importações caíram 1,7% e as exportações cresceram 0,6%.
Já a taxa de inflação na Itália manteve-se estável em maio em 0,8%, com um aumento mensal dos preços de 0,2%.
Os dados preliminares do Istat especificam que a variação do índice Ipca, que mede a inflação harmonizada de acordo com os parâmetros da UE, também foi de +0,8% em maio, desacelerando em relação aos +0,9+ do mês anterior.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA