O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, afirmou que o Brasil joga um papel importante em um mundo "em rápida transformação".
A declaração foi dada em um encontro com a comunidade italiana no Rio de Janeiro, que recebe até sexta-feira (26) a reunião dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20.
"O mundo está mudando e mudará muito rapidamente, e o Brasil tem um papel nesta fase. Nós também estamos tentando ter nosso papel em uma Europa às vezes um pouco confusa", disse Giorgetti no evento, organizado pelo cônsul-geral Massimiliano Iacchini.
"É um momento histórico no qual quem tem responsabilidades políticas é chamado a não errar", acrescentou o ministro, destacando a coincidência das presidências de Brasil e Itália no G20 e no G7, respectivamente, e o aniversário de 150 anos da imigração italiana no país sul-americano.
"Desde o início do ano, foram registradas presenças importantes da Itália [no Brasil], sobretudo do presidente da República [Sergio Mattarella], e haverá outras visitas de expoentes do governo italiano até o fim do ano", salientou Giorgetti, que é acompanhado pelo presidente do Banco Central da Itália, Fabio Panetta, e pelo embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese.
"No Brasil, país onde venho frequentemente, encontro sempre uma comunidade italiana de sucesso, parte importante do sistema produtivo; pessoas entusiastas do Brasil e da Itália ao mesmo tempo, que se integraram e conseguiram resultados mantendo uma boa relação com a Itália. Não acontece em todo lugar, e é muito belo", disse Panetta. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA