O produto interno bruto (PIB) da Itália no terceiro trimestre de 2024 permaneceu inalterado em relação aos três meses anteriores e cresceu 0,4% na comparação com igual período do ano passado.
É o que aponta um relatório preliminar divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), que diz que a expansão acumulada da economia em 2024 é de 0,4%, ainda distante da meta do governo da premiê Giorgia Meloni, que projeta um crescimento por volta de 1% neste ano.
"A estimativa de hoje, sobre a qual sublinhamos o caráter provisório, é a síntese de um crescimento do setor terciário, de uma leve contração na agricultura, silvicultura e pesca e de uma forte redução na indústria", explicou o Istat.
Em resposta ao relatório preliminar, o presidente da União Nacional dos Consumidores (UNC), Massimiliano Dona, afirmou que o país está "parado". "Além de tudo, quem salvou o PIB de uma contração foi o setor terciário, provavelmente puxado pelo turismo, portanto destinado a se redimensionar no quarto trimestre", declarou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA