(ANSA) - O grupo automotivo Stellantis anunciou nesta segunda-feira (9) um investimento de US$ 90 milhões (R$ 465 mi) para a Argentina Litio y Energía S.A. (ALE), subsidiária da Argentina Lithium & Energy Corp.
O aporte visa avançar com quatro projetos da ALE na Argentina. A Stellantis está adquirindo uma participação acionária de 19,9% da ALE.
O acordo inclui o fornecimento de mais de 15 toneladas métricas de lítio por ano, iniciando em 2028 por um período inicial de sete anos, com início da entrega da produção em 2028.
"Esta aquisição representa um passo importante da Stellantis na nossa estratégia para uma mobilidade sustentável na América do Sul. O lítio é um componente essencial na fabricação de baterias para veículos elétricos, e garantir um fornecimento estável e sustentável é fundamental para o nosso sucesso nesta área globalmente", declarou Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul.
"Estamos orgulhosos de ter a Stellantis como uma parceira em nossos futuros projetos de desenvolvimento de lítio na Argentina. Juntos, nós compartilhamos a visão de construir uma operação de mineração de lítio que proporcione para a região envolvida um futuro promissor", comentou o presidente e CEO da Argentina Lítio e Energia Corp., Nikolaos Cacos.
"Nós estamos buscando uma relação forte e de sucesso com a Stellantis e estamos comprometidos a entregar um produto de lítio sustentável que irá contribuir para a eletrificação da mobilidade e a proteção do nosso meio ambiente", acrescentou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA