/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Marcopolo investe em tecnologia para explorar novos mundos

Marcopolo investe em tecnologia para explorar novos mundos

Impressão em 3D é a nova aposta de empresa líder em ônibus

SÃO PAULO, 16 de dezembro de 2024, 11:39

Redação ANSA

ANSACheck
André Castilhos, business head da Apolo Tecnologia © ANSA/Divulgação

André Castilhos, business head da Apolo Tecnologia © ANSA/Divulgação

A Marcopolo, maior fabricante de carrocerias de ônibus no mundo e herança da imigração italiana no Rio Grande do Sul, enxergou na inovação e na tecnologia um caminho para diversificar os negócios e explorar novos mundos, seguindo os passos do célebre mercador veneziano que dá nome ao grupo.
    Fundada em 1949, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, por Paulo Bellini e pelos irmãos Dorval, Nelson, João e Doracy Nicola, todos eles ítalo-descendentes, a companhia se tornou referência quando o assunto é ônibus e agora aposta na impressão em 3D como um caminho para o futuro.
    Em 2023, a Marcopolo lançou o Go3, programa para selecionar três ideias inovadoras e com grande potencial, premiando com o primeiro lugar um projeto de manufatura aditiva chamado "Marco Additive", tão promissor que se tornou uma divisão da Apolo Tecnologia, empresa do grupo voltada a soluções em polímeros.
    O objetivo é levar para dentro da manufatura a impressão em 3D - método de fabricação aditiva que constrói objetos tridimensionais a partir de um modelo digital - para fabricar não apenas protótipos de testes, mas também peças de uso final direcionadas aos mais variados setores.

Marco Additive se tornou unidade de negócios dentro do grupo Marcopolo

 
    "Com o 3D, tu pode fazer desde um vaso exclusivo para tua casa até uma prótese humana. Ele nos trouxe uma facilidade e agilidade gigantes. Tu recebe o desenho do projeto, faz a peça, entrega em 48 horas e, logo depois, ela já está em campo", conta André Castilhos, business head da Apolo Tecnologia, em entrevista à ANSA.
    Entre outras coisas, a empresa já desenvolveu uma prótese de dedo a partir de resinas flexíveis, capaz de executar todas as funções e feita na cor da pele. Outras aplicações possíveis são peças para uso na agricultura e até em ônibus e veículos pesados. "Os resultados são positivos financeiramente. Tu consegue colocar no mercado em pouco tempo um projeto que demoraria muito para virar realidade, ganhando em custos", acrescenta Castilhos.
    Segundo o executivo, os processos de impressão 3D mais demorados levam 48 horas, enquanto uma ferramenta de injeção - ou seja, equipamentos para moldar o plástico - exige cerca de 120 dias, além de investimentos pesados. "Tu pode fazer uma peça, testá-la em campo e corrigir os detalhes para que ela possa dar resultado. É tecnologia imediata", ressalta.

Componente de plantadeira de amendoim impresso em 3D


    Até o fim do ano, a Apolo pretende fazer um diagnóstico completo dos primeiros meses do Marco Additive, que está no mercado desde março de 2024, para planejar os próximos passos, entre eles levar a impressão em 3D também para materiais metálicos. Isso poderia abrir as portas para segmentos que vão da produção de próteses humanas internas até componentes estruturais de motores e peças aeroespaciais, para citar alguns exemplos.
    Outra novidade da Marcopolo nascida no âmbito da iniciativa Go3 é o Projeto Nomade, que lançou em novembro passado o primeiro motorhome produzido pelo grupo. De olho no mercado de turismo, a ideia é oferecer um produto pensado para a realidade do Brasil, onde veículos do tipo costumam ser adaptações de ônibus antigos. Para isso, a empresa criou até uma nova divisão de negócios, a Marcopolo Motorhome.
    O terceiro projeto selecionado no Go3 é o Focus, tecnologia que reúne telemetria e outras ferramentas para ajudar vendedores em negociações técnicas, oferecendo ao cliente uma visão geral sobre durabilidade, desgaste e desempenho do veículo em longo prazo.
    "Hoje a Marcopolo não vê um futuro sem novas tecnologias, ainda mais com a inteligência artificial chegando para facilitar. A tecnologia faz parte da inovação da empresa", diz Castilhos.
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use