(ANSA) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta terça-feira (15) que o apagão nacional "não tem nada a ver com a segurança energética do Brasil".
O colapso deixou cidades de todas as unidades da federação sem energia elétrica. Apenas Roraima, que não está ligado ao sistema nacional, não foi atingido.
"Não tem nada a ver, absolutamente nada, a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios", explicou o ministro em uma coletiva de imprensa.
Silveira ainda destacou que o episódio é "extremamente raro" de acontecer, além de confirmar que 100% do sistema foi restabelecido às 14h49 (de Brasília).
"O que aconteceu é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer algo dessa magnitude, temos que ter dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade", afirmou.
O ministro explicou que o caso foi provocado em virtude de um "evento" na região do Ceará, que teria sido uma espécie de sobrecarga na transmissão. Silveira ainda mencionou um outro ocorrido em um local que ainda não foi identificado pelas autoridades.
Silveira garantiu que pediu ao governo para que a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investiguem se o apagão de hoje foi técnico ou se teve alguma ação humana.
"Vamos encaminhas tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA