(ANSA) - A produção de petróleo no Brasil atingiu 3,678 milhões de barris por dia em novembro, estabelecendo um recorde e registrando um aumento de 3,8% em comparação com outubro, conforme informado pelo relatório divulgado nesta quinta-feira (28) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A produção média foi 18,8% mais alta do que em novembro do ano passado, impulsionada pelo avanço das atividades nos campos de Búzios e Itaipu, localizados na Bacia de Santos, em águas ultraprofundas. Houve também uma melhoria significativa nos campos de Anita Garibaldi e Anna Nery, na Bacia de Campos.
O recorde anterior foi registrado em setembro deste ano, com uma média diária de 3,672 milhões de barris.
A principal produtora foi a Petrobras, que alcançou 2,365 milhões de barris, representando um aumento de 15,7% em relação a novembro de 2022. As ações da companhia estatal cresceram cerca de 60% em 2023.
A segunda maior produtora de petróleo foi a empresa anglo-holandesa Shell, com 395 mil barris por dia, enquanto a francesa TotalEnergies ficou em terceiro lugar, com 148 mil barris.
Por outro lado, a produção de gás natural teve um aumento de 15,5% em comparação com novembro do ano passado, atingindo o recorde de 162,12 milhões de metros cúbicos diários.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA